A Tabela Prática para Influenciadores faz parte do Guia de publicidade por influenciadores digitais , criado pelo CONAR, que nada mais é do que uma orientação que explica com clareza sobre como fazer conteúdo patrocinado da forma correta. Ele contém orientações de como identificar as postagens publicitárias na prática.
Mas o que é o CONAR?
CONAR significa Conselho Nacional de Autorregulação Publicitária , e existe para evitar a publicidade enganosa, mentirosa, fraudulenta e etc. Ele não prende, ele questiona e vai julgar a ética na propaganda brasileira, basta que para isso você faça uma denúncia no site e eles iram avaliar e resolver o mais rápido possível. Uma curiosidade é que ele é um dos poucos órgãos brasileiros que funciona com muita rapidez e agilidade. Se quiser saber um pouco mais, assista ao vídeo disponível aqui .
O CONAR diz que nenhuma maneira os influenciadores devem usar de técnicas enganosas e subentendidas para divulgar um produto ou serviço, e sempre promoverem coisas que atendam o seu público atual. Influenciadores também não podem divulgar produtos e serviços que comprometem a saúde ou o bem-estar.
A tabela também indica que suas divulgações devem ocorrer de forma mais natural e encorajadora possível, não deixando evidente que é de fato promocional, para que fique de uma forma mais orgânica, como criar histórias com narrativas fluídas que chamem atenção de seu público. Os influenciadores digitais nunca podem se esquecer de colocar o nome da marca, anunciante, pois a ausência da identificação prejudica a jornada do seu feedback sobre tal produto ou serviço fazendo com que as pessoas não saibam da onde vem aquilo.
Aqui vai algumas dicas para melhorar as suas divulgações :
A utilização de hashtags ajudam a perceber que aquele conteúdo é de cunho publicitário, e fornecem um maior destaque na divulgação. As expressões recomendadas para serem utilizadas com este viés são:
#recebido (viagem/show/evento) a convite de (marca);
Obrigada à (marca) pelo (produto, viagem, convite);#promoção, #promo (ativações mediante brindes ou prêmios).
Um exemplo foi quando aconteceu a farofa da Gkay , os influenciadores foram recebendo os convites e postando nos story marcando a Gkay e usaram as hashtags .
E outras hashtags para ser usadas para as propagandas são:
#publicidade #anúncio #patrocinado #conteudopago #parceriapaga
Expressões destinadas ao influenciador que se torna embaixador de alguma marca.
Usa-se também outras expressões compreensíveis conforme o contexto, são elas:
#embaixador #publipost #publi ; Obrigada [marca];
E por último, mas não menos importante, algumas expressões não esclarecedoras que podem ser usadas ao público em geral sem a necessidade de ser um influenciador são:
#ad
#adv
#advertisement
#parceiro
#colaboração #colab ; e também pode-se fazer uma mera menção da marca (ou marcação: tag) .
Então essas foram algumas dicas para você utilizar nas suas redes sociais que ajudarão muito, se utilizadas da forma correta, para um maior alcance no seu conteúdo.
Fica esperto, se você ver uma propaganda enganosa, denuncie .