O Conar é uma organização não-governamental que visa promover a liberdade de expressão publicitária e defender as prerrogativas constitucionais da propaganda comercial. Ela fiscaliza as questões éticas das propagandas publicitárias no Brasil.
Sua missão inclui principalmente o atendimento a denúncias de consumidores, autoridades, associados ou formuladas pelos integrantes da própria diretoria.
Com isso, foi criado o Guia de Publicidade por Influenciadores Digitais , que basicamente é um guia apresentando orientações para a aplicação das regras do Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária ao conteúdo comercial em redes sociais.
Todo aquele que é contratado por um anunciante/agência para emitir uma mensagem que tem a intenção de estimular o consumo, seja de bens ou serviços, é considerado um Influenciador Digital. E para caracterizar essa mensagem como publicitária, são necessários 3 elementos:
1 – “A divulgação de produto, serviço, causa ou outro sinal a eles associado”
Exemplo: Um influenciador digital que é contratado pelo anunciante para divulgar um videogame novo ou um novo jogo.
2 – “A compensação ou relação comercial, ainda que não financeira, com Anunciante e/ou Agência”
Exemplo: O influenciador ser pago, de forma monetária, para a divulgação de algum evento
3 – “A ingerência por parte do Anunciante e/ou Agência sobre o conteúdo da mensagem (controle editorial na postagem do Influenciador)”
Exemplo: Uma empresa prescrever o que o influenciador digital terá que dizer em determinada publicidade.
E independente do números de seguidores que o influenciador tem em suas redes digitais, sua mensagem é reconhecida pelo Código de Autorregulamentação Publicitária a partir do momento que é visto como publicidade, levando em consideração os pontos destacados acima.
Ou seja, independente se o influenciador digital apresenta 100 ou 100.000 seguidores em sua rede social, a partir do momento em que ele estiver passando alguma publicidade dentro de seu conteúdo, aquela publicidade é reconhecida pelo Código de Autorregulamentação Publicitária.